As informações solicitadas no formulário de requisição de exames de AIE e Mormo são essenciais para a identificação do animal e de seu proprietário, bem como do médico veterinário que coletou e resenhou o animal e que por isso tem responsabilidade legal sobre a amostra trazida ao laboratório.
Por essa razão, o preenchimento dos campos solicitados nas requisições de AIE e Mormo são de responsabilidade do Médico Veterinário que coletou o material para análise.
TODOS os campos devem ser preenchidos.
Fundamental informar ENDEREÇO E TELEFONE de contato corretos do Proprietário do Animal e do Veterinário Requisitante. Essas informações são importantes aos Orgãos de Defesa Sanitária Animal.
Sempre informar a QUANTIDADE DE EQUÍDEOS EXISTENTES na propriedade; essa informação é essencial em caso de foco de AIE e/ou Mormo.
Informar corretamente a ESPÉCIE e SEXO.
Fazer a RESENHA (descrição das particularidades do animal e de sua pelagem) completa - tanto a gráfica (desenho) quanto a descritiva.
O MUNICÍPIO onde o animal se localiza (campo onde é descrita a propriedade na qual o animal se encontra) deve ser o mesmo informado no campo onde é preenchida a data de coleta.
As requisições devem ser ASSINADAS E DATADAS;
CARIMBAR as 2 vias das requisições.
O número da requisição, por exigência do MAPA, passou a ser de responsabilidade dos Médicos Veterinários Requisitantes e por isso deve vir preenchido na requisição. A sistemática adotada cabe a cada profissional mas a equipe do Laboratório Saúde Animal poderá sugerir métodos práticos para controle dessa numeração.
Para exame de Mormo é necessário que o Médico Veterinário seja CADASTRADO junto ao MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Conforme Instrução Normativa n° 06 de 16/01/2018 - ). Nossa equipe está disponível para auxiliar nesse processo.
No caso da utilização do aplicativo Resenha Virtual/e-Saniagro somete é possível enviar as requisições se todos os dados estiverem devidamente preenchidos.
IMPORTANTE
NÃO É PERMITIDO ENVIAR RESULTADOS VIA E-MAIL OU FAX. XEROX DE RESULTADOS E REQUISIÇÕES NÃO SÃO VÁLIDOS. OS ORGÃOS DE DEFESA SANITÁRIA NÃO ACEITAM SEGUNDA VIA NEM CÓPIA.
AO RECEBER O RESULTADO DE SEU EXAME, MANTENHA-O PRESERVADO POIS, EM CASO DE EXTRAVIO, SERÁ NECESSÁRIA A REALIZAÇÃO DE NOVO EXAME.